O que é a febre do Mayaro?

Image result for Mayaro é um arbovírusO vírus conhecido como Mayaro é um arbovírus, transmitido na maioria dos casos por mosquitos, aranhas ou carrapatos. Este vírus pertence ao gênero Alphavirus, da mesma família que transmite a febre Chikungunya, assim, os sintomas costumam ser parecidos.

A transmissão acontece através da picada do Haemagogus janthinomys, o mesmo transmissor da febre amarela. O mosquito tem hábitos diurnos e costuma habitar a copa das árvores e vegetação úmida próxima aos rios.

Grande parte dos cientistas acreditam que os macacos funcionam como hospedeiros amplificadores do vírus, já que apresentam um grande número de carga víral no sangue, o que acaba servindo de reservatório do germe para o surgimento de novos mosquitos vetores.

Ao atacar um animal infectado, o mosquito adquire o vírus que completa a evolução em seu organismo, assim o mosquito ataca outros animais ou humanos sadios através da própria saliva.

Poucos dias após o contagio, os principais sintomas começam a surgir de maneira abrupta, como: febre, calafrios, dor de cabeça, dores musculares, exantema, linfonodos inguinais, náuseas, fotofobia, tontura, dores nas articulações e inchaço. Nos casos mais graves, é comum a pessoa adquirir encefalite.

Entretanto, a febre do Mayaro é conhecida por ser uma doença autoimune, ou seja, com o passar de dias os sintomas começam a desaparecer de maneira espontânea.

Uma vez que se adquire a doença, a pessoa está imune para o resto da vida. A doença, embora grande parte da população desconheça, não é contagiosa.

Como os sintomas são relacionados ao da dengue, muitas pessoas tendem a deixar de notificar as entidades públicas de saúde, o que acaba sendo um dos principais empecilhos para diagnosticar a doença. Para que o diagnóstico seja realizado de maneira efetiva, é necessário usar de testes sorológicos específicos, que detectam a presença do vírus.

O tratamento da Febre do Mayaro é bem simples, se resume ao repouso, a hidratação constante e a ingestão de alimentos saudáveis para fortalecer o organismo. Entretanto, alguns medicamentos para aliviar a dor, baixar a febre e anti-inflamatórios podem ser úteis no controle dos sintomas. A AAS e a Aspirina são rémedios contraindicados para esta enfermidade, pois podem desencadear graves complicações, como hemorrágias.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *