A exportação de produtos e de petróleo são pontos fortes da economia do México

 

O México está rapidamente se tornando um mercado emergente de peso. Sua produção econômica, medida pelo produto interno bruto, foi de 2,2 trilhões de dólares em 2015. Isso foi muito menor que o principal parceiro comercial, os Estados Unidos (17,9 trilhões de dólares), mas maior que o outro parceiro do NAFTA, o Canadá (1,6 trilhão de dólares). O tamanho geográfico do México é equivalente à Arábia Saudita e ele exporta um quarto do petróleo produzido.

A taxa de crescimento do México em relação ao PIB de 2015 foi de 2,3%. Isso é melhor que a taxa de 2,1% em 2014 e a taxa de 1,4% em 2013. Seu padrão de vida, medido pelo PIB per capita, foi de 18.500 dólares, menos da metade dos outros parceiros do NAFTA.

Economia do México depende das exportações

O México é o 12º maior exportador do mundo. Em 2015, 80% das exportações foram para os Estados Unidos. O comércio com os Estados Unidos e o Canadá triplicou desde a implementação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte em 1994. Mais de 90% do comércio do México tem menos de 12 acordos de livre comércio com mais de 40 países.

Os maiores parceiros comerciais do México são os Estados Unidos (48%), a China (16,6%) e o Japão (4,4%). Outros parceiros comerciais são a Guatemala, Honduras, El Salvador e a União Europeia. Esses acordos comerciais são uma grande razão para o sucesso do México.

O México fabrica e exporta a mesma quantidade de bens que todo o resto da América Latina juntos. O comércio exterior é uma porcentagem maior da economia do México do que qualquer outro país grande. A exportação do México se resume em produtos manufaturados. Também exporta prata, frutas, vegetais, café e algodão.

O México é o oitavo maior produtor mundial de petróleo, produz quase três milhões de barris por dia. Isso é menos do que o Canadá, o Irã ou o Iraque, mas mais do que outros grandes exportadores, como Kuwait, Brasil ou Nigéria.

O México importa máquinas para trabalhar metais e agricultura. Também importa equipamentos elétricos, peças de automóveis e aeronaves e produtos de siderúrgicas.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *