Isenção de taxas em compras com cartão de débito e crédito é alvo do Google

Uma carteira virtual desenvolvida pelo Google foi lançada semana passada na Índia, essa novidade está causando uma notoriedade no mercado. O nome do serviço se chama TEZ e não tem nenhum custo. Será possível fazer transações bancárias como pagamentos em comércios e envio de dinheiro sem a cobrança de taxas tradicionalmente praticada pelos bancos.

No momento de usar o cartão de crédito, uma transação que envolve um pagamento tem diversas taxas. Os bancos emissores do cartão são remunerados assim como o adquirente, o subadaquirente e também a bandeira do cartão. Quando alguém utiliza o cartão de débito o processo de cobranças de taxas não se altera radicalmente.

O Google está lançando um serviço que propicia o vínculo do usuário através de seu celular diretamente com a conta corrente, excluindo toda a intermediação tipicamente realizada nesse processo. O resultado da ausência de intermediários irá isentar o comerciante de receber o pagamento sem a cobrança das taxas, um valor que pode chegar até 5% da compra, reduzindo o custo final para o cliente.

A tecnologia AQR (Audio QR Code) será utilizada como recurso para facilitar as técnicas de implementação em virtude dos diversos tipos de celulares disponíveis no mercado indiano. Desde 2014 os aparelhos com Chromecast já usavam esse método. Smartphones mais acessíveis poderão usufruir dessa implementação, o que ocasiona maior alcance entre os 300 milhões de aparelhos em operação na Índia.

O TEZ se baseou na UPI (Unified Payment Interface), um padrão de comunicação entre bancos lançado pelo governo indiano, o que irá gerar mais transações em um mercado com uma vasta variedade de bancos, são 55 de grande porte e centenas de outros menores.

A carteira já vinha sendo disponibilizada por outras empresas que cobram por ela, como a chinesa AliBaba (Paytm) e a indiana Flipkart, uma potência no e-commerce do país. A estratégia agressiva do Google está em proporcionar um serviço gratuito.

A cortesia do Google se transforma em um conhecimento maior do perfil do usuário para saber especificamente as suas preferências, e assim a empresa entenderá as melhores maneiras de direcionar os seus anúncios de acordo com o público.

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