Adidas aposta no retrô para a Copa de 2018

A celebrada marca alemã Adidas decidiu apostar no visual retrô para os seus itens na próxima Copa do Mundo de Futebol, que acontece nos meses de junho e julho de 2018, na Rússia.

Inicialmente, pudemos perceber esta tendência quando da divulgação dos uniformes das seleções patrocinadas pela gigante do ramo esportivo a serem utilizados no certame do ano que vem. A Adidas buscou homenagear seus modelos das décadas de 80 e 90, principalmente, levando os saudosos fãs de futebol destas épocas a elogiarem a marca.

A Rússia, dona da casa, por exemplo, utilizará para a Copa do Mundo uniforme muito semelhante ao utilizado pela União Soviética, em seus últimos suspiros, na conquista da medalhe de Ouro nas Olimpíadas de Seul, em 1988.

Já o modelo da atual campeão mundial – e que busca igualar-se ao Brasil com o pentacampeonato em 2018 – Alemanha remete ao vestido pelos germânicos na conquista da Copa do Mundo de 1990, com faixas transversais no peito, sendo que o diferencial é que o atual é em preto e branco, diferentemente daquele, que estampava as cores preto, vermelho e amarelo da bandeira alemã.

Por outro lado, a camisa da seleção da Argentina – que irá para a Copa após tensa classificação nas eliminatórias Sulamericanas – relembra o último título ganho pelos hermanos, a Copa América de 1993. A titular, que segue o mesmo padrão de sempre, sendo branca com listras verticais em azul claro e detalhes em preto, pega emprestado o formato dos últimos tempos de glória do país de Lionel Messi.

A Colômbia, por sua vez, traz em sua camisa titular, amarela, a referência ao vermelho e ao azul, as demais cores da bandeira, repaginando o uniforme utilizado na Copa do Mundo de 1990, quando a geração de Valderrama, Higuita e companhia encantou o mundo.

Por fim, as seleções da Bélgica e da Espanha fazem alusão, respectivamente, aos uniformes utilizados nos anos de 1984 e 1994, quando tiveram jogadores icônicos em seus selecionados.

A Adidas ainda trouxe outra novidade para os fãs de futebol. A bola oficial da Copa do Mundo de 2018, a Telstar 18 é também uma releitura, mas nesse caso mais antiga: homenageia a pelota utilizada nas Copas do Mundo de 1970 e 1974, as primeiras a contarem com uma bola oficial.

Mais informações sobre os itens podem ser encontradas no site oficial da Adidas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *