1ª entrevista: como se portar?

O desemprego tem crescido de maneira substancial no Brasil desde 2014. Mesmo que com as mudanças econômicas no país, o número de desempregados entre os jovens, ainda é grande.

Se formos pensar em todos os fatores para conseguir um primeiro emprego, é realmente complicado. Afinal, você não tem experiência, muitas vezes não tem cursos complementares e não tem idade também, muitas vezes, por isso, te daremos algumas dicas.

O jovem possui energia e força de vontade,o que já são pontos muito positivos. Entretanto, é preciso qualificar-se e possuir um diferencial dos outros jovens, por isso, Existem inúmeros cursos gratuitos na Internet e até mesmo presenciais, instituições como o SENAC e o SENAC oferecem cursos gratuitos. Além disso, cursos de idiomas e de informática fazem toda a diferença no currículo.

Porém, uma das partes que são mais importantes e as pessoas esquecem frequentemente é a entrevista. Mas, afinal, qual a importância da entrevista? Além de ser nela que você pode ser contratado ou não, isso é claro, é neste momento que a empresa te conhece e por isso é imprescindível passar uma boa impressão.

Ao ser chamado para uma entrevista, você deve pensar na roupa, no perfume, no que falará, quais são os seus pontos fracos e fortes, o que falará do seu currículo e tudo o mais. Por isso, se prepare, principalmente se for sua primeira entrevista. Como existem inúmeros jovens buscando por uma chance no mercado de trabalho, você tem de se destacar de alguma maneira, por isso, a maneira que você se portar e posicionar fará toda a diferença. Escolha uma roupa confortável, porém, discreta. Evite utilizar perfumes muito fortes (já que algumas pessoas tem alergia); e brincos ou relógios muito espalhafatosos, prefira por discrição. Evite utilizar palavras de baixo calão ou gírias; leve mais de um exemplar do seu currículo e canetas. Além disso, pense antes no que você pode falar sobre o seu currículo, o que é mais importante, quais foram suas melhores experiências; suas melhores experiências; seus hobbies; um defeito seu e uma qualidade. O foco não é ir com um texto decorado e parecer um robô, porém, são perguntas que serão feitas e já ter se questionado um pouco sobre estes pontos, o fará responder de uma maneira melhor quando perguntado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *