INOVAÇÃO SOCIAL E EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo social envolve a criação de novos produtos ou serviços para atender às necessidades sociais ou ambientais. Os produtos ou serviços são disponibilizados através de estruturas de mercado existentes. São empresas com um objetivo de melhoria social que são estruturadas para gerar lucro. Esse modelo de negócios cria valor compartilhado, o que significa que a organização gera simultaneamente benefícios financeiros e benefícios ambientais ou sociais.

A inovação social diz respeito à criação de novas estruturas sociais que permitam reformular questões de justiça, educação, proteção ambiental, sustentabilidade ou desenvolvimento comunitário, para que novas soluções possam ser apresentadas. Os inovadores sociais questionam as premissas sobre as quais as estruturas sociais existentes são construídas e reinventam sistemas e relações institucionais para provocar mudanças. A distinção entre empreendedorismo social e inovação social é fluida, e muitas vezes há sobreposição entre as duas abordagens de mudança.

A inovação social e o empreendedorismo social podem funcionar através de uma variedade de arquiteturas organizacionais para possibilitar a mudança. Podemos pensar em organizações como se estivessem em um espectro: em um extremo do espectro, existem entidades sem fins lucrativos que preenchem necessidades sociais e ambientais vitais por meio de abordagens tradicionais de caridade, contando com doações como sua principal fonte de financiamento. No outro extremo do espectro, estão as empresas com fins lucrativos que preenchem as necessidades dos clientes por meio de mecanismos baseados no mercado: vender o produto ou serviço pelo que o mercado suportará. Muitas empresas com fins lucrativos incorporam práticas sustentáveis ​​e socialmente responsáveis ​​em suas operações e cultura, mas ainda estão focadas principalmente no resultado financeiro. Entre esses dois extremos do espectro estão uma gama de arquiteturas organizacionais que atendem de maneira inovadora às necessidades sociais e ambientais, desenvolvendo novos produtos e serviços ou através de estruturas criativas para a entrega desses produtos e serviços. Esse espaço entre organizações tradicionais sem fins lucrativos e organizações tradicionais com fins lucrativos engloba inovadores sociais e empreendedores sociais.

O certificado de Dickinson em notícias, inovação social e empreendedorismo (SINE) é sobre mudança e criação de caminhos para mudanças lideradas por estudantes em nosso mundo. O colégio foi fundado com a premissa de educar líderes para nossa nova democracia quando o país estava engatinhando, e o colégio continua esta importante missão de educar líderes para o futuro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *