Sistemas econômicos

Os economistas geralmente reconhecem três tipos distintos de sistema econômico. Estas são economias de comando; economias de mercado e economias tradicionais. Cada um desses tipos de economias responde às três questões econômicas básicas (o que produzir, como produzi-lo, para quem produzi-lo) de maneiras diferentes.

Em uma economia de comando, o governo decide as respostas às três questões básicas. Ele decide o que será feito, como será feito e quem os receberá. Recentemente, as economias de comando puros geralmente são países comunistas. Bons exemplos hoje seriam a Coréia do Norte e a China.

Em uma economia de mercado, os consumidores decidem as respostas às três perguntas. Eles fazem isso por suas escolhas do que comprar. Ninguém diz às empresas o que fazer – elas fazem o que acham que vai vender. Se eles escolherem errado, eles saem do negócio. A maioria das economias desenvolvidas hoje são predominantemente economias de mercado. Os EUA, Japão e Alemanha são todas economias de mercado.

Em uma economia tradicional, as três perguntas são respondidas referindo-se à tradição – você faz o que sempre foi feito, da maneira como sempre foi feito, etc. Não existem realmente países cujas economias sejam tradicionais. O mais perto que você poderia chegar disso seria Afeganistão ou Butão – lugares onde há pouca conexão com a economia global.

O capitalismo é baseado na propriedade privada dos meios de produção e na liberdade econômica individual. A maioria dos meios de produção, como fábricas e empresas, é propriedade de particulares e não do governo. Proprietários privados tomam decisões sobre o que e quando produzir e quanto os produtos devem custar. Outras características do capitalismo incluem o seguinte:

Livre concorrência. A regra básica do capitalismo é que as pessoas devem competir livremente sem a interferência do governo ou de qualquer outra força externa. O capitalismo assume que a pessoa mais merecedora geralmente ganha. Em teoria, os preços serão mantidos os mais baixos possíveis, porque os consumidores buscarão o melhor produto com o mínimo de dinheiro.

Oferta e procura. Em um sistema capitalista, os preços são determinados por quantos produtos existem e quantas pessoas os desejam. Quando os suprimentos aumentam, os preços tendem a cair.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *