GIRL POWER: Indicações de séries feministas maravilhosas para você

O movimento feminista – que luta pela igualdade política e social entre homens e mulheres – tem ganhado cada vez mais espaço na mídia e nos meios de comunicação, além de ter se difundido de maneira categórica nas redes sociais. Pensando nisso, resolvemos listar séries, documentários e filmes que contam com mulheres reais, que passam por inúmeras situações do cotidiano com as quais nos reconhecemos e que contém um discurso feminista.

O documentário ‘She’s Beautiful When She’s Angry’, é um dos melhores do gênero, pois retrata a história do movimento feminista nos Estados Unidos na década de 60. Além disso, o documentário perpassa por manifestações e a ida das ruas de inúmeras mulheres, que, infelizmente, retratam em seus relatos e notícias alguns problemas enfrentados até hoje.

Já a série ‘What happened Miss Simone?’retrata a história de Nina Simone. Mulher; negra e que colecionai úmeros títulos: pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis dos negros.

Uma das principais indicações é a série ‘Girl boss’ – embora algumas pessoas ainda não gostem – que conta a história de Sophia Amoruso em sua busca ‘por si mesma’ em uma crise de existência aos vinte e poucos anos. Nesta busca, Sophia acaba criando a Nasty Gal e se tornando uma das empreendedoras de maior sucesso nos Estados Unidos.

O filme ‘Frida’ retrata a vida da pintora Frida Kahlo, um dos ícones feministas e uma mulher extremamente forte. Além de ser um dos principais nomes da histórica artística do México; e aclamada como pintora. O filme retrata desde a sua vida pessoal; seu acidente; sua vida profissional; os conflitos com seu marido, o também pintor Diego Rivera, e seus casos amorosos.

Já o recente filme ‘As Sufragistas’ retrata o início do século XX, em que as mulheres haviam passado anos lutando pelo direito ao voto de maneira pacífica, decidem tomar uma ação e militar de uma maneira diferente; quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para assim, chamar atenção a causa.

O filme ‘Malala’ retrata a vida da jovem feminista paquistanesa e ganhadora do prêmio Nobel da paz, Malala Yousafzai, um dos símbolos pelos direitos pelas garotas e o direito à educação antes e principalmente depois de ter sido caçada e atacada por um atirador talibã como parte da violenta oposição da organização à educação das garotas no Vale do Swat, no Paquistão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *