Veja quais os planos da parceria entre a Chery e CAOA, empresa fundada por Carlos Alberto de Oliveira Andrade

Em 2019 pode se esperar muito da parceria entre a CAOA, empresa fundada por Carlos Alberto de Oliveira Andrade e a montadora chinesa Chery. Juntas, planejam dar uma reviravolta nas operações nas operações. Para isso vão apresentar modelos inéditos no país como o Tiggo 7, um sofisticado SUV, além de uma grande expansão no número de concessionárias. Confira!

CAOA Chery

A Chery chegou ao Brasil em 2009 com planos de internacionalizar a marca, fabricar veículos fora do país de origem e adentrar em novos mercados. Pouco depois, em 2014 já havia inaugurado a fábrica de Jacareí(interior de São Paulo). Com investimentos iniciais que giraram em torno dos U$ 400 milhões, a unidade responde pela produção de alguns dos clássicos da marca como o Celer, o QQ e recentemente o crossover Tiggo 2x.

Entretanto a empresa queria mais para o Brasil e decidiu firmar a parceria que começou a pouco mais de um ano com a CAOA. A partir daí toda a operação da chinesa passou a ser comandada pelo grupo empresarial idealizado por Carlos Alberto de Oliveira Andrade, inclusive a fabricação de veículos. Dava início uma estratégia ousada, marcada por lançamentos futuros em segmentos muito

disputados no país.

Recentemente anunciaram a produção e venda do sedã Arrizo 5 e do SUV Tiggo 5x, ambos marcam a renovação da empresa em pontos como estilo, equipamento e motorização. Os modelos vão estrear o motor 1.5. Também chegará por aqui o Tiggo 7 e Tiggo 8, esse com capacidade para 7 passageiros.

Com essa proposta agressiva de ingressar com mais de um modelo para os segmentos de SUVs e sedãs as empresas mostram o nível de ousadia da parceria e como ela pode balançar o mercado.

Quem é Carlos Alberto de Oliveira Andrade

É o dr. CAOA, um empresário de 74 anos que na década de 70 largou a medicina para se dedicar aos negócios do setor automotivo. Tudo começou em 1979 quando ele comprou um Ford Landau que não foi entregue por causa da falência da loja. Foi então que decidiu comprar a empresa e passar a vender carros.

Parecia loucura, mas as coisas foram muito bem e em pouco mais de cinco anos depois Carlos Alberto de Oliveira Andrade já era o principal revendedor dos veículos Ford do país. Com o tempo vieram novas oportunidades como a importação dos veículos Renault e Hyundai.

O plano mais ousado foi a construção da fábrica de Anápolis (GO), finalizada em 2007. Tudo com recursos próprios. Na unidade são produzidos os automóveis da marca coreana Hyundai, que reconheceu o esforço de Andrade. Em 2012 ele foi eleito o “Distribuidor do Ano”, prêmio em que competia com outros 178 revendedores de todo mundo.

Além desta premiação, Carlos Alberto de Oliveira Andrade também  conquistou o título de Executivo do Ano, concedido pela revista Auto Esporte. Mesmo longe do comando direto do grupo CAOA, o executivo permanece à frente do conselho administrativo da empresa CAOA, mantendo-se sempre informado quanto as decisões e projetos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *