Pilates faz bem ao corpo e a mente dos praticantes mais velhos

Aqueles que pensam que o pilates consiste somente em treinos tranquilos e leves com exercícios de alongamento, estão bastante enganados. De acordo com a fisioterapeuta Walkiria Brunett, as sessões da atividade trabalham diversas questões, como a postura, a respiração correta e a resistência muscular.

Esse método foi criado pelo alemão Joseph Pilates, e é conhecido por reunir princípios tanto da ioga, como também de artes marciais combinados com meditação. Os exercícios dessa atividade podem ser feitos no chão ou em alguns aparelhos específicos.

Recentemente, notícias indicam que um estudo feito pela Universidade do Sul de Santa Catarina descobriu que o pilates é particularmente benéfico para os praticantes mais velhos. Essa conclusão foi feita após a análise da experiência de cerca de 60 mulheres idosas ao longo de alguns meses, metade delas exercendo a atividade enquanto a outra metade se manteve sedentária pelo mesmo período.

Os resultados mostraram que as praticantes do pilates adquiriram mais força, flexibilidade, equilíbrio e condicionamento físico. Para completar, os pesquisadores identificaram que as mulheres que exerciam a atividade tinham um nível de satisfação mais elevado com as suas vidas e se sentiam mais independentes e aptas a realizarem tarefas do dia a dia sozinhas.

Contudo, apesar de todas as vantagens do pilates, qualquer pessoa que esteja interessada em começar a praticar essa atividade precisa estar atenta as seguintes questões para tirar o máximo de proveito dos exercícios.

– Antes de se matricular para as aulas de pilates, e importante conversar com o médico e ter a certeza de que esses exercícios podem ser feitos sem causar nenhum prejuízo.

– Procure um estúdio de pilates que ofereça aulas individuais ou com poucos alunos para assim ter uma orientação mais detalhada e cuidadosa durante a prática.

– Tenha a certeza de que o instrutor ou instrutora de pilates seja formado em fisioterapia ou educação física.

– Durante as aulas, utilize roupas mais leves e que não atrapalhem no livre movimento do tronco, das pernas e dos braços.

– Tenha em mente que o pilates é um exercício progressivo, e que no início, o mais comum é começar devagar antes de avançar para as atividades mais desafiadoras.

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