Dicas práticas para o crescimento em um papel de liderança empresarial

Liderança é a prática atemporal de orientar os outros em busca de um objetivo, destino ou resultado desejado. No nível mais fundamental, um líder é alguém que motiva, inspira e orienta os outros em direção a metas pré-estabelecidas.

Um líder já foi visto como alguém que presidiu a partir do alto, dispensando sabedoria, recompensa e disciplina. A visão histórica em notícias de um líder era de alguém no comando e controle, que assumiu um papel forte na emissão de diretrizes e no cumprimento de sua execução, permanecendo à distância do trabalho diário.

Como os tempos mudaram, o mesmo aconteceu com o papel de líder. O líder de hoje está focado em identificar e desenvolver talentos, enquanto trabalha para criar um ambiente saudável que permita aos indivíduos aplicar seus talentos e habilidades na busca de objetivos-chave. Criar esse ambiente de trabalho eficaz exige que o líder se concentre em instilar e reforçar valores- chave , modelar comportamentos adequados e incutir um senso de responsabilidade para ajudar as equipes e os grupos de trabalho a serem bem-sucedidos em suas tarefas.

O líder de hoje está no meio da ação, fornecendo suporte e garantindo a direção correta, em vez de liderar sua equipe do alto.

Os líderes de hoje entendem a importância de desenvolver negócios e obter apoio para a visão de toda a equipe. A visão é um estado idealizado do futuro ou um destino futuro que fornece contexto para objetivos e atividades organizacionais, departamentais e individuais. A visão pode se concentrar em ter sucesso em determinados mercados de economia, tornar-se visível como uma empresa líder em um mercado ou segmento de clientes, ou se esforçar para se tornar a empresa mais inovadora do setor.

Independentemente da visão atual, o líder deve criar e incutir a ideia desse destino nas mentes dos funcionários da empresa ou da equipe. Uma visão clara e forte serve como um ponto de convergência para os funcionários. Ajuda as pessoas e equipes a priorizar investimentos e melhorias. Ele dá a todos em uma organização algo pelo que lutar em suas atividades diárias.

Uma estratégia é uma coleção de ações organizadas em um plano para trabalhar em direção a uma visão. Os líderes são responsáveis ​​por trabalhar com funcionários, clientes, parceiros, fornecedores e partes interessadas para definir, implementar e executar uma estratégia que ajude a empresa a ter sucesso no mercado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *