Empreendedorismo corporativo

Empreendedorismo dentro de organizações estabelecidas é chamado de empreendedorismo corporativo ou intra-empreendedorismo.

Todas as empresas querem crescimento orgânico, mas poucas organizações têm um processo para apoiar e sustentar o crescimento ao longo do tempo. Um processo de inovação sozinho não é suficiente . As organizações precisam construir uma estrutura para apoiar a inovação e o crescimento de novos negócios.

Empreendedorismo corporativo é visto como a resposta para esta questão:

Empreendedorismo corporativo é um processo usado para desenvolver novos negócios, produtos, serviços ou processos dentro de uma organização existente para criar valor e gerar novo crescimento de receita através do pensamento e ação empreendedora.

Empreendedorismo corporativo define o contexto para inovação e crescimento. Ele fornece uma visão sistêmica dos recursos, processos e ambiente necessários para apoiar, motivar e envolver a organização no pensamento e na ação empreendedora.

Organizações com fortes orientações empreendedoras têm um desempenho estatisticamente melhor. Eles alcançam níveis mais altos de produtividade, inovação, crescimento e retornos financeiros.

Embora o crescimento dos negócios seja o jogo final, o empreendedorismo corporativo é difícil de alcançar. Desafia as práticas organizacionais tradicionais. Muitas das coisas necessárias para apoiar o core business são exatamente o oposto do que você precisa fazer para construir um novo negócio.

Não existe uma maneira perfeita de implementar o empreendedorismo corporativo. Existem, no entanto, três componentes que permitem o empreendedorismo corporativo; pessoas, processo e lugar.

Pessoas – líderes que possuem um conjunto central de competências e comportamentos orientados para a ação.

Processo – sistemas e processos que apoiam o pensamento e a ação empreendedora

Place – um ambiente propício ao empreendedorismo, aprendizado e crescimento

É bem sabido que os campeões internos (independentes) podem ser eficazes em trazer novas ideias para o mercado. É bem pesquisado que ter os processos certos pode ajudar a facilitar o empreendedorismo. Está bem documentado que a criação de uma cultura empreendedora pode direcionar o comportamento organizacional para atividades mais empreendedoras.

O que é menos compreendido é que todos esses três elementos são necessários para que o empreendedorismo corporativo seja bem-sucedido e sustentável ao longo do tempo.

O objetivo do empreendedorismo corporativo é desenvolver capacidades que permitam às organizações acelerar o crescimento de novos negócios.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *