Donata Meirelles aponta algumas tendências da alta costura incorporadas ao vestuário casual

A capital francesa recebe inúmeros visitantes quando da realização da Paris Fashion Week. Dentre as pessoas que mais são vistas por lá, modelos, estilistas e entendedores de moda são as mais frequentes. Atuando há anos no meio, a empresária Donata Meirelles é uma das que não perdem o evento anual. Ela busca conciliar o que é exposto nas passarelas com o que se torna viável usar no dia-a-dia.

Donata Meirelles destaca que assim que a PFW chega ao final, é o momento de se colocar em prática as principais tendências que foram apresentadas no evento. Ocorrendo de forma cada vez mais democrática, a moda pode ser utilizada de diversas formas, explica a empresária. Desse modo, ela esclarece que uma mesma tendência pode ser utilizada por pessoas com estilos completamente diferentes, podendo gerar composições de peculiar beleza, em qualquer um dos casos.

Uma das tendências mais expressivas da PFW, conforme destaca a empresária brasileira, é o blazer. Antigo conhecido de várias décadas, ele já foi exibido em diversas modelagens e estampas. A novidade de 2019, contudo, consiste na proposta de empregar a peça como se fosse um vestido. Para isso, é necessário que o blazer em questão tenha comprimento maior do que aquele que se costumava ver em outros anos. A combinação com cintos também foi vista como algo que pode ser utilizado ao longo do ano.

Apesar de ser considerado como algo de grande ousadia por uns, o brilho metalizado foi listado como uma forte tendência de moda. Para Donata Meirelles, esse tipo de brilho, antes restrito às ocasiões de gala, poderá ser utilizado em roupas de inverno e de verão. Em países frios, onde as peças são mais pesadas, será comum ver tal tendência em casacos, por exemplo. Já no Brasil, há indicação para se emprega-la em peças mais leves.

Os desfiles de moda, sobretudo aqueles realizados na PFW, não se restringem em trazer ao conhecimento do público o que será tendência no vestuário. Os óculos, por sua vez, recebem grande destaque nessas ocasiões. Em se tratando de óculos de sol, os modelos conhecidos como “máscaras” foram o que mais se destacaram. A empresária pontua que se trata de uma releitura de alguns itens que foram moda na década de 1990.

Encontrar novas formas de utilizar peças clássicas em combinações com outras mais casuais, tendência conhecida como “sporty chic”, foi considerada algo que será bastante visto nas ruas. Donata Meirelles noticia que diversas blogueiras já apostam nesse estilo de se vestir, o que dá fortes indícios de que tal tendência possa ser bem recebida pelo público de uma maneira geral.

O jeans também marcou presença na PFW. Neste ano o uso desse tipo de tecido surgiu em mais de uma peça no mesmo look. Apesar de vários tipos de lavagem estarem em alta, a que mais chamou a atenção foi aquela em que as peças ficam como se algum ácido tivesse sido lançado sobre a cor, formando algumas manchinhas peculiares. Tal lavagem recebe o nome de “Acid Jeans”, finaliza a empresária.

Encontre Donata no Facebook aqui

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *