Quem vende melhor – extrovertidos ou introvertidos?

Encontrar o vendedor perfeito é um jogo de alto risco. As perdas no caso de uma escolha malsucedida podem ser colossais, para não mencionar o enfraquecimento do espírito de equipe. De acordo com o ponto de vista geralmente aceito, os extrovertidos, geralmente considerados mais sociáveis, tornam-se melhores vendedores do que os introvertidos que se sentem desconfortáveis ​​com as pessoas.

O ponto de vista geralmente aceito está incorreto – Em primeiro lugar, muito raramente as pessoas são 100% extrovertidas ou introvertidas. A maioria das pessoas está no meio e é uma mistura de características extrovertidas e introvertidas, mesmo que elas tendam a um dos extremos.

Em segundo lugar, vale esclarecer alguns equívocos. Nem todos os extrovertidos são hiper-comunicativos e nem todos os introvertidos são tímidos. De fato, a divisão entre extrovertidos e introvertidos não está associada à sociabilidade. A diferença é determinada por onde as pessoas obtêm sua energia – da comunicação com outras pessoas ou da solidão. Os introvertidos são carregados com energia, estando sozinhos, e os extrovertidos revitalizam as situações de comunicação.

O que faz dos extrovertidos bons vendedores? Extrovertidos gostam de conversar com outras pessoas – Chamadas, reuniões com clientes fazem parte do trabalho do vendedor. E como o extrovertido é responsável por essa interação, será mais fácil se comunicar com clientes em potencial e regulares todos os dias, impulsionando a economia de seus negócios.

Eles são mais animados e emocionais – Os extrovertidos recebem energia do mundo exterior e também gastam sua energia em outros. Por via de regra, o comportamento demonstrativo é inerente a eles: eles falam alto e gesticulam ativamente. É provável que seu entusiasmo inspire confiança em clientes potenciais e regulares. Lembre-se, inconscientemente, copiamos o comportamento das pessoas e instintivamente confiamos mais naqueles que nos parecem especialistas.

O que faz dos introvertidos bons vendedores? Eles são pensadores profundos por natureza – A capacidade de antecipar objeções e responder cuidadosamente a perguntas é uma habilidade importante de um consultor de vendas; portanto, a capacidade natural do introvertido de pensar profundamente é uma vantagem.

Os introvertidos são ótimos ouvintes – É importante que o cliente em potencial seja ouvido. Um vendedor que não conseguir inserir uma palavra ou não tolerar objeções não terá êxito. O vendedor introvertido não sente a necessidade de dominar a conversa apenas porque gosta do jeito que sua voz soa. Em vez disso, ele pode ouvir atentamente os problemas de um cliente em potencial antes de oferecer conselhos razoáveis.

Obviamente, nenhuma dessas ações é exclusiva para extrovertidos e introvertidos. Em vez disso, eles são mais característicos de cada um desses extremos.

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