Bolsas dos EUA encerram sessão em forte alta no início de junho de 2020

Os índices que medem as ações negociadas em Nova York encerraram o dia 3 de junho deste ano em forte alta, motivada pela divulgação de notícias sobre estímulos fiscais e melhora na expectativa da economia global. O índice Dow Jones encerrou a sessão com alta de 2,05%, chegando a 26.269,89 pontos. Já o índice S&P 500 encerrou o mesmo pregão com alta de 1,36%, fechando a 3.122,87 pontos. Nasdaq teve uma leve alta de 0,78%, permanecendo em 9.682,91 pontos.

Os dados sobre o retrospecto da economia norte-americana vem demonstrando um cenário de contração econômica global, porém, também já é possível esperar por uma recuperação dos efeitos da pandemia. Os dados avaliados são menos negativos do que os investidores estavam avaliando entre março e abril deste ano.

De acordo com o PMI norte-americano, alguns setores que haviam tido queda voltaram a subir, como é o caso do setor de serviços que teve alta de 45,4 pontos no início do mês de junho deste ano. Segundo o ISM (sigla em inglês para Instituto para Gestão da Oferta), os dados avaliados apontam uma melhora significativa para a projeção de uma retomada definitiva em 2020. O fato do índice estar abaixo dos 50 pontos ainda demonstra com clareza que o setor encontra-se em contração, mas já ultrapassou as expectativas traçadas pelos economistas de 44 pontos neste período.

A série de informações levantadas recentemente não ficou limitada somente aos Estados Unidos: na Europa, o índice que mede a atividade econômica (PMI) no setor de serviços e também a taxa de desemprego em toda a zona do euro foi melhor que o esperado para o período, ainda que esteja em uma região de contração. O PMI da zona do euro teve alta, saltando de 44,4 pontos no mês de maio deste ano para 55,0 pontos no início de junho deste ano.

O setor industrial encerrou o mês de maio deste ano em alta de 3,9% nas negociações realizadas junto ao S&P 500, deixando para trás o setor de tecnologia, que teve alta de 0,82% no mesmo período com a forte tendência das empesas de comunicação que possuem ações negociadas neste par.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *